Aeroporto de Salvador registra maior fluxo de passageiros desde 2018 durante o carnaval
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Turistas se despedem de Salvador após a folia
O aeroporto de Salvador registrou o maior fluxo de passageiros desde 2018 durante o carnaval. Segundo a Salvador Bahia Airport, empresa que administra o terminal, foram mais de 1.400 pousos e decolagens no período.
Neste ano, foram disponibilizados 335 mil assentos domésticos, um crescimento de 18% em relação a oferta de assentos em 2025, sendo São Paulo o principal destino de chegada e saída para os viajantes.
A empresa considera que os números foram impulsionados pela ampliação de assentos nas operações de companhias aéreas como a Gol, que registrou um aumento de 30% na oferta, e Latam, com crescimento de 13%.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Pipoca de Ivete passando no circuito Osmar
Rhafael Padilha / Ag. FPontes
Já o segmento internacional teve 30 mil assentos, um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. A disponibilidade foi impulsionada pelo aumento de 8% da oferta da TAP, que contará com voos extras nos meses de fevereiro e março.
A Sky Airline teve um crescimento de 33%, enquanto a Air Europa registra aumento de 6% e a Air France, de 1%, além das novas operações da Flybondi e da Copa Airlines.
Hotéis com taxa de ocupação recorde
Hotéis de Salvador atingem 99,5% de ocupação
A taxa de ocupação hoteleira em Salvador chegou a 99,5% durante o carnaval, segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo da capital baiana (Secult).
Segundo a secretaria, esse pico foi registrado no domingo de carnaval e superou o índice de 96,4% registrado no mesmo dia da festa em 2025.
A estimativa do Governo do Estado era de que a Bahia recebesse 3,7 milhões de visitantes nas 13 zonas turísticas e registrasse uma receita de R$ 8 bilhões, durante o carnaval.
Em Salvador, os hotéis registraram 95% de taxa de ocupação, com picos de 100% nos locais próximos aos circuitos da folia. No interior, a ocupação chegaram a 85%.
Em Porto Seguro, no extremo sul do estado, eram esperados 250 mil foliões, com a movimentação econômica de R$ 650 milhões. No aeroporto, estavam previstos 461 voos no período carnavalesco, incluindo 19 internacionais.
No município de Itacaré, no sul da Bahia, o número estimado de turistas era de 50 mil, com 60 atrações, entre fanfarras e blocos culturais e alternativos.
Em Cairu, onde fica Morro de São Paulo, a movimentação também foi intensa, com visitantes baianos, paulistas, mineiros e estrangeiros, como argentinos, israelenses e franceses.
Barreiras, no oeste do estado, atingiu 100% de ocupação hoteleira, no domingo (15). A folia aconteceu em três circuitos (Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas), com atrações como Psirico, Xanddy Harmonia e Igor Kannário.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a média de ocupação nos meios de hospedagem alcançou 88%. O tradicional carnaval de rua da cidade completou 10 anos e reuniu moradores e visitantes, com uma programação diversificada. Os turistas aproveitaram também para curtir os atrativos naturais da região, que tem rios, trilhas e cachoeiras.
Aeroporto de Salvador
Reprodução/Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval de Salvador terá um dia a mais de folia em 2027; confira programação
Saiba como recuperar documentos perdidos no carnaval de Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻